Categorias

Logo Site
Início » “Serra Talhada começa a aplicar vacina bivalente nesta terça (28)”, afirma coordenadora do PNI ao Sertão Notícias

“Serra Talhada começa a aplicar vacina bivalente nesta terça (28)”, afirma coordenadora do PNI ao Sertão Notícias

by Caren Diniz

O Sertão Notícias desta segunda-feira (27) entrevistou Cibelly Brandão, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Serra Talhada.

Na entrevista, Cibelly afirmou que a cidade já receber as doses da vacina bivalente contra a Covid-19. “Nós recebemos 1.530 doses da vacina bivalente na sexta-feira passada, e hoje nós começamos a distribuir nos postos de saúde. Essas doses são para o público prioritário, que vai começar a ser imunizado de acordo com os intervalos de vacina”.

Esta vacina é uma atualização em relação aos primeiros imunizantes fabricados contra a Covid-19 e protege contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes ômicron.

O objetivo do reforço com a bivalente é expandir a resposta imune específica à variante ômicron e melhorar a proteção da população.

Os grupos prioritários são:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Moradores de instituições de longa permanência (ilp);
  • Pessoas com deficiência;
  • Pacientes com baixa imunidade (mais abaixo, veja quem se enquadra);
  • Comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas;
  • Gestantes e puérperas; e
  • Profissionais da saúde.

Cibelly ainda afirmou que os idosos já podem procurar as Unidades Básicas de Saúde a partir de terça (28). “A partir de amanhã, as pessoas já podem começar a procurar as unidades para receber essas doses. Depois vai vir mais vacina, e aí nós iremos ampliando a imunização”.

A coordenadora do PNI ainda falou sobre a importância de atingir as metas de cobertura de vacinação infantil. “É um tema que gera uma preocupação no Brasil inteiro, porque a gente trabalha acima de metas. Todas nossas metas de vacinação são acima de 95%. Se nós estamos com as coberturas baixas, estamos propícios a ter crianças com problemas, e que podem adquirir doenças. Por isso estamos tentando mobilizar a população de todas as maneiras.”

Confira a entrevista completa:

 

 

Compartilhar:

Posts relacionados