O Hospital Eduardo Campos foi construído durante a pandemia da COVID-19, e acabou ficando conhecido pela população de Serra Talhada e região como o hospital referência para atender casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Mas a população também pode procurar a unidade de saúde para casos de urgência e emergência, como acidentes, por exemplo.
Para esclarecer quais serviços são oferecidos pelo hospital, o Sertão Notícias da Rádio Cultura FM entrevistou, nesta quinta-feira (02), Patrícia Queiroz, diretora do HEC. Ela afirmou que o Eduardo Campos atende os mesmos casos que o Hospam. “O Hospam é o Hospital Regional de Referência para a Regional. Já o Hospital Eduardo Campos é o Regional de Referência para a 3ª macro. As duas instituições estão funcionando e atendendo pacientes de emergência geral. Então a população pode procurar o HEC nos mesmos casos que ela procura o HOSPAM”.
Patrícia ainda afirmou que a diferença é o HEC tem alguns serviços que não são disponibilizados no Hospam. “Por exemplo, nesses últimos 40 dias, nós atendemos 17 pacientes de neurologia, que fizeram tomografia e o acompanhamento com o especialista. Então foram 17 pessoas que não precisaram ir para Caruaru ou Recife, o que é uma grande conquista para nossa região. Ressaltando, é importante que a população procure o Hospam ou o HEC em qualquer caso de urgência e emergência, e casos de atenção básica, procure as Unidades Básicas de Saúde do seu bairro.”
O Hospital Eduardo Campos atende pacientes de 35 cidades da 3ª macro região, com os serviços de clínico geral, pediatria, traumato-ortopedia adulto e infantil, neurologia e cirurgia geral. E também faz exames como raio-x, tomografia, endoscopia e colonoscopia.
No mês de janeiro deste ano, o hospital registrou 1300 atendimentos na emergência e 57 cirurgias de urgência. O HEC conta hoje com um quadro de 455 funcionários, e continua sendo referência para atendimento da Covid-19, com 20 leitos de UTI respiratória, além dos 20 leitos de UTI geral.
Confira a reportagem em vídeo: