O Sertão Notícias da Rádio Cultura FM entrevistou, nesta segunda-feira, os fisioterapeutas Paulo André e Cristhofe Vouglan. Na conversa, eles falaram sobre as principais causas das dores nas costas em mulheres.
Paulo André explicou que as mulheres são mais propícias a sentirem essas dores. “A fisiologia feminina é diferente da do homem. Com isso, o ciclo de dor dela é diferente. Na gravidez, por exemplo, a mulher cria um volume na região abdominal, e ela vai criar um centro de gravidade diferente. Com isso, o peso nas costas, aumenta, e ela acaba desenvolvendo uma hiperlordose, o que, automaticamente, causa mais dores”.
Segundo a Comissão de Coluna Vertebral da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) as mulheres sentem mais dor nas costas que os homens devido a alguns fatores. Alterações hormonais, gestação, a presença de ossos mais finos, seios volumosos, excesso de peso e utilização de salto alto são alguns deles.
Já Cristhofe Vouglan falou sobre a importância do equilíbrio do nosso corpo. ” As mulheres que têm o seio grande sofrem bastante. O volume gera uma sobrecarga, que leva a mulher a ser mais curvada, que a gente chama de cifose. Para diminuir a dor, ou ela fortalece os músculos para ter força para manter essa estrutura, ou então ela tem que fazer cirurgia para reduzir a mama”.
Dupla jornada de trabalho e atividades domésticas são outro fatores. Com a inserção das mulheres nas mais diversas atividades como em linhas de produção, escritórios, clínicas e em outros cargos administrativos, faz com que o descuido na hora de sentar, digitar ou carregar materiais force a coluna.
Além disso, muitas mulheres realizam atividades domésticas após o trabalho, o que gera o desgaste intenso das articulações e dos músculos.
Para aliviar as dores, os especialistas indicam em melhorar alguns pontos da rotina, e apostar na prática de atividade física, como o pilates, a musculação, exercícios de alongamento e RPG.
Confira a entrevista completa a seguir: