Categorias

Logo Site
Início » Em entrevista ao Sertão Notícias, Josenildo Barbosa afirma que todos os incentivos à cultura serão feitos por edital

Em entrevista ao Sertão Notícias, Josenildo Barbosa afirma que todos os incentivos à cultura serão feitos por edital

by Caren Diniz

O Sertão Notícias desta quarta-feira entrevistou Josenildo Barbosa, presidente da Fundação Cultural de Serra Talhada. Josenildo esclareceu alguns pontos e tirou dúvidas sobre o edital lançado para donos de blocos de Carnaval que buscam apoio da prefeitura. “Recebemos esse grande desafio de tocar a política de cultura do município, para todos os povos e tribos, conforme determina a prefeita Márcia Conrado. E aí pegamos esse logo de cara o Carnaval. A partir do dia 05, quando cheguei na Fundação, fui procurado quase diariamente pelas pessoas sobre o Carnaval. E aí nós pedíamos que a pessoa fizesse um oficio externando isso. Depois, criei um formulário e pedia para as pessoas preencherem, para caso tivéssemos apoio, eu entrasse em contanto depois. Quando tivemos uma determinada quantidade de cadastros, conversei com a prefeita e com o jurídico, e vimos que tínhamos que fazer algo mais estruturado. E aí baixamos o edital, com as regras da participação. Recebemos as inscrições até ontem, e a partir de hoje a equipe já está analisando se as equipes cumpriram toda a parte documental. Esperamos que até o início da noite de hoje, a gente já publique a lista dos blocos que receberão o apoio, e o valor de cada um, nos sites da prefeitura e da Fundação”.

Josenildo explicou porque o novo formato de distribuição de recursos. Resolvemos fazer esse edital porque com um apoio indireto, não tínhamos como provar para os órgãos de fiscalização, para sociedade, o que o município investiu. Discutimos isso com a prefeita e com o procurador do município, e por isso fizemos o edital. Os donos de blocos perguntavam diariamente para gente se ia sair o edital, e quando saiu, avisamos, entramos em contato com cada um, avisamos na imprensa, para que todos ficassem sabendo.”

O presidente da Fundação Cultural afirmou que, em média 25 blocos, se inscreveram, mas nem todos serão contemplados. “Pela pré análise que fizemos, já vimos que alguns blocos não serão contemplados, porque não cumpriram algumas determinações, como por exemplo, no edital diz que serão considerados aqueles que são pré inscritos na Fundação Cultural. Isso porque todo mundo que realmente faz bloco, já estava em contato com a gente e já tinha feito suas inscrições. Aparecem aqueles aventureiros, que ao ver o edital decidem arriscar um apoio, mas já sabendo que podem não conseguir”.

Josenildo ainda afirmou que todos os apoios e incentivos financeiros da Fundação serão por meio de edital. “Nós estamos usando recurso público, então temos que ter minimamente critérios, temos que ter regras. Então já adianto que todos os nossos incentivos aos fazedores de cultura serão por edital, para termos como justificar e comprovar. O formulário é simples, não é burocrático”.

Assista a entrevista completa a seguir:

 

Compartilhar:

Posts relacionados