Categorias

Logo Site
Início » Advogado explica decisão do STF de permitir apreensão de CNH para garantir pagamento de dívidas

Advogado explica decisão do STF de permitir apreensão de CNH para garantir pagamento de dívidas

by Caren Diniz

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou constitucional dispositivo do Código de Processo Civil (CPC) que autoriza o juiz a determinar medidas coercitivas necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, como a apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e de passaporte, a suspensão do direito de dirigir e a proibição de participação em concurso e licitação pública.

A maioria do Plenário acompanhou o voto do relator, ministro Luiz Fux, para quem a aplicação concreta das medidas atípicas previstas no artigo 139, inciso IV, do CPC, é válida, desde que não avance sobre direitos fundamentais e observe os princípios da proporcionalidade e razoabilidade. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5941 foi proposta pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

O Sertão Notícias da Rádio Cultura FM entrevistou, nesta quarta-feira (15), o advogado Caio Antunes, que deu mais detalhes sobre a decisão. Ele explicou que o juiz pode aplicar essas pedidas atípicas em determinados casos: “Essa medida só ocorre quando não se consegue cumprir uma determinação judicial. Em um primeiro momento, um juiz jamais vai determinar de cara a suspensão da CNH ou um passaporte. Ele vai primeiro penhorar valores, restringir bens, móveis. Sendo inviabilizado toda essa tentativa, aí o juiz vai procurar proteger o direito daquele que procurou o estado”.

Assista a entrevista completa:

Compartilhar:

Posts relacionados