Nesta quarta-feira(15), a FETAPE realizou a Caravana Margaridas pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento visa promover a reflexão e debate sobre a importância do enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres e dialogar sobre o Projeto Lamparina e sobre o órgão de proteção das mulheres.
O Sertão Notícias da Rádio Cultura FM foi até o local e entrevistou Cícera Nunes, presidenta da FETAPE. “A Fetape está acompanhando as caravanas e ao mesmo tempo preparando a Marcha das Margaridas. Pernambuco levará a Brasília em 15 e 16 de agosto cerca de 3 mil mulheres rurais e urbanas, e estamos aqui nessa preparação. O objetivo maior é a questão da violência contra as mulheres. Além de lutar contra os diversos tipos de violência, estamos em conversa também para conscientizar as mulheres e toda a população de que as mulheres precisam estar em cada vez mais espaços de poder, em Câmaras de Vereadores, Prefeituras, no Congresso Nacional, Senado. A dificuldade de as mulheres estarem nesses espaços acaba atrapalhando nossa lutas pelos nossos direitos.”
Também conversamos com a diretora geral da ONG Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos. “A violência no estado aumenta a cada dia, são várias formas de violência. Então aqui a gente está em debate, mobilizando as mulheres nas suas comunidades, nos seus municípios para que denunciem, para que tomem consciência, para que se articulem e se organizem”.
Confira a entrevista completa a seguir: