Na manhã desta quinta-feira (30), a Polícia Civil apresentou um projeto de apoio à saúde mental dos policiais militares, no auditório do prédio da UFRPE de Serra Talhada.
O Sertão Notícias da Rádio Cultura FM foi até o local e conversou com Coronel Tibério César, comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, que explicou o objetivo da ação. “Nós inauguramos, há dois dias, o Núcleo de Saúde Mental na Vila Militar, em Recife. Esse Núcleo já vinha fazendo esse atendimento, e agora ele expande com atendimento nos Batalhões, como estamos fazendo hoje aqui no auditório da UAST. O objetivo é quebrar um pouco daquela cultura, da resistência e buscar apoio para a saúde mental do policial. Sabemos que existe ainda muito preconceito em relação a esse tema, e toda a sociedade está doente nesse sentido, a depressão continua sendo o mal do século”.
Segundo o Comandante Geral, os policiais terão acesso a diversos serviços de apoio psicológico. “Além dos movimentos de palestras e capacitações, estaremos capacitando também, a nível de batalhão, um graduado, um subtenente, para ser nossa ponte entre o batalhão e o núcleo. Nós temos dois majores e um capitão, todos psicólogos formados, que estarão capitaneando esse projeto. A ideia também é, mais para frente, ativar um plantão com psicólogos para que possam receber uma ligação e atenda em qualquer hora um policial que possa estar precisando de qualquer tipo de acolhimento”.
A ação continua nesta sexta-feira (30), em Caruaru.