Categorias

Logo Site
Início » PERNAMBUCO É REBAIXADO NA CAPAG E BUSCA RECUPERAÇÃO

PERNAMBUCO É REBAIXADO NA CAPAG E BUSCA RECUPERAÇÃO

by redacao

Rebaixado para classificação “C”, o Estado de Pernambuco não poderá receber operações de crédito do Governo Federal, isso porque, o estado deixou de ser “Bom Pagador”. Só os estados que estão na classificação “A” e “B” podem receber créditos em 2024. Para fazer novos empréstimos, Pernambuco terá que pagar um valor maior, se quiser ter a união como fiadora.

A STN – Secretaria do Tesouro Nacional, fez a divulgação na ultima quarta-feira (6). Isso acontece todos os anos, e é parte dos mecanismos de medição para os estados, caso venha solicitar um novo empréstimo e não tenha riscos de complicações para pagar a dívida. Cinco estados estão com classificação “C” e “D”, dos 27 da federação.

A equipe técnica do estado já estava ciente que o mesmo seria rebaixado. A queda medida pela CAPAG – de Capacidade de Pagamento, foi informado através de relatório enviado no mês de outubro. No entendimento da CAPAG, os pagamentos a serem feitos em um período curto, não batia com o volume de recursos existentes em caixa. Informações de pessoas ligadas a equipe da Secretaria da Fazenda Estadual, já contavam com esse corte.

Atenta ao que podia acontecer, a Governadora Raquel Lyra, se antecipou e fez empréstimos bem antes de serem oficializados os números divulgados. Segundo a Governadora, em informação à imprensa, foi baixado um decreto de contingenciamento de gastos, com isso, o STN entendeu que o estado estava em nível de qualidade fiscal aceitável. Ela lamentou ter perdido a CAPAG este ano, mas conseguiu fazer uma boa captação para Pernambuco. O estado atingiu o teto máximo de 3,4 bilhões.

Agora, Pernambuco vai se organizar para 2024 e reverter a situação. A equipe técnica deverá ter um olhar mais criterioso em conseguir equilibrar os gastos e ter uma boa recuperação na CAPAG. Vale lembrar que em 2017, durante o Governo Paulo Câmara, o estado também caiu, mas recuperou a capacidade em 2021.

Por: Redação

Compartilhar:

Posts relacionados