verão no hemisfério sul ainda nem começou, mas o Brasil já vem enfrentando dias de calor intenso – e a tendência é piorar ainda mais, já que as previsões meteorológicas indicam temperaturas recordes nos próximos dias, com termômetros marcando cerca de 5ºC acima da média, e por um período prolongado.
O mês de outubro foi o mais quente já registrado no planeta. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de uma grande onda de calor que deve se intensificar neste final de semana.
No interior de São Paulo, as temperaturas devem chegar a 39ºC na segunda-feira (13). Ainda segundo o Inmet, o alerta abrange as regiões de Bauru, Itapetininga, São José do Rio Preto e Sorocaba (SP). Parte de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás também será afetada.
Estar exposto ao calor extremo associado ao tempo seco sem cuidados básicos pode causar alterações no organismo que trazem riscos à saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com a saúde mais fragilizada. Por isso, todo cuidado é pouco.
É fundamental se proteger do calor e manter-se hidratado em dias de temperaturas muito altas. Entre as principais recomendações estão:
- Beba bastante água e não a substitua por bebidas alcoólicas;
- Faça refeições leves e frias mais vezes ao dia;
- Mantenha a sua casa fresca, com janelas abertas;
- Tome banhos mais frios;
- Prefira ambientes arejados e evite aglomerações;
- Proteja-se do sol com chapéu, óculos escuros, roupas leves e protetor solar;
- Use soro fisiológico nos olhos e narinas;
- Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de raios UV, das 11h às 17h.
Por: JC