Carnaval é uma época recheada de festas. As programações costumam durar o dia todo, e tem muito folião que começa a curtir logo cedo, e passa o dia dançando nos blocos ou indo atrás dos trios. Mas para aguentar tantos dias de comemoração, as pessoas precisam estar preparadas e pensam, principalmente, na alimentação.
O Sertão Notícias entrevistou o nutricionista Jean Lemos, que deu dicas e orientações sobre o assunto. Ele afirmou que o principal ponto que o folião deve se preocupar é com a hidratação. “A ingestão de água é o ponto chave para você conseguir aproveitar da melhor forma possível. É interessante sair preparado e hidratado, a garrafinha deve fazer parte da fantasia. E na questão da alimentação, é interessante que a gente consiga fazer no mínimo as três refeições, e dar uma atenção especial a elas, para ter uma qualidade melhor e a gente ter um combustível para aproveitar da melhor forma”.
Ressaca pós festa
O nutricionista orientou o que o folião deve fazer quando exagerar no consumo de álcool. “Quando a gente bebe demais, a principal característica que temos é a desidratação, então o principal vai ser reidratar para que a gente possa amenizar os sintomas. Beber bastante água é o ponto primordial, fazer refeições mais leves, consumir frutas com muito líquido, melancia, melão, e banana também é um forte aliado para ajudar no exagero”.
Como evitar a ressaca?
Jean Lemos ainda deu dicas de o que as pessoas devem fazer para evitar os efeitos do consumo exagerado de bebidas. “Para evitar a ressaca, a sugestão é tentar consumir bebidas que a gente não consiga beber em grande quantidade. Com a cerveja, por exemplo, temos a tendência a consumir muito, beber muito. Já as bebidas destiladas, apesar de terem um teor alcóolico maior, consumimos menos, por isso uma dica boa é apostar nesse tipo de bebida. E sempre lembrar de intercalar o consumo com água, e se alimentar bem. É bom também evitar começar a beber em jejum.”