A cultura chega com os primeiros dias do ano no Museu do Cangaço. Durante todo o mês de janeiro, grupos de danças farão apresentações artísticas. O evento denominado “Quintal da Dança”, tem inicio nesta terça-feira (09) e vai até o dia 20 de janeiro de 2024. O visitante que estiver na capital do xaxado, poderá vivenciar a cultura local e seus costumes, além de conhecer o maior acervo sobre o cangaço.
As apresentações sempre as 10h, com grupos que vão mostrar o xaxado tradicional, que foi introduzido pelo bando de Lampião, farão todos se encantarem com os ritmos contagiantes. Também, pode ser visto frevo, maracatu, pastoril e caboclinhos.
São grupos incentivados pela Lei Paulo Gustavo, em Serra Talhada, sertão de Pernambuco e é voltado para todos. A região do Sertão do Pajeú, por ser palco de eventos relacionados ao cangaço, fenômeno social e cultural que ocorreu no Nordeste do Brasil entre o final do século XIX e meados do século XX, teve forte presença na cidade. Essa história de luta, resistência e conflitos sociais deixaram marcas profundas na cultura local.
A música tradicional tem ritmos nordestinos, como o forró, o xaxado e o baião. Instrumentos como a sanfona, o triângulo e a zabumba são comuns nas apresentações musicais. A dança preservada na região através destes grupos, deixam vivas as práticas culturais de geração à geração.
Segue a programação:
Terça-feira (09), às 10 horas – Grupo de Danças Gilvan Santos;
Quarta-feira (10), às 10 horas – Grupo Herdeiros do Xaxado;
Quinta-feira (11), às 10 horas – Pastoril de Maria;
Sexta-feira (12), às 10 horas – Grupo Zabelê;
Sábado (13), às 10 horas – Grupo Mistura Pernambucana;
Terça-feira (16), às 10 horas – Grupo de Danças Gilvan Santos;
Quarta-feira (17), às 10 horas – Grupo Herdeiros do Xaxado;
Quinta-feira (18), às 10 horas – Pastoril de Maria;
Sexta-feira (19), às 10 horas – Grupo Zabelê;
Sábado (20), às 10 horas – Grupo Mistura Pernambucana.
Por: Redação