Categorias

Logo Site
Início » HORÁRIO DE VERÃO: ENTENDA POR QUE O HORÁRIO DE VERÃO NÃO VAI VOLTAR NESTE ANO

HORÁRIO DE VERÃO: ENTENDA POR QUE O HORÁRIO DE VERÃO NÃO VAI VOLTAR NESTE ANO

by redacao

O horário de verão 2023 já começou? É o que perguntam muitos internautas ao Google desde a chegada da estação mais quente do ano, à 0h27 desta sexta-feira (22).

Amado por uns e odiado por outros, o horário de verão foi por muito tempo tema de debates e controvérsias entre os brasileiros.

Enquanto muitos apreciavam o período mais quente para desfrutar de tardes mais longas, praticar esportes etc., quem tinha que acordar cedo para trabalhar lamentava as manhãs mais escuras devido ao adiantamento do relógio em uma hora.

Independentemente das preferências, havia fundamentos técnicos para a determinação horário de verão, que permaneceu em vigor no país de 1985 até 2018.

Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu a medida, e neste ano, apesar da mudança de governo, não há indícios de seu retorno.

ESTAMOS NO HORÁRIO DE VERÃO?

Tanto a área técnica do Ministério de Minas e Energia quanto o ministro da pasta afirmaram que, por ora, não há planos de adotar novamente o horário de verão, principalmente devido às atuais condições favoráveis de abastecimento energético no país.

O planejamento implementado desde os primeiros meses do governo garante essa estabilidade, segundo a pasta.

O ministro Alexandre Silveira também afirmou que não há indicações de que o horário de verão seja necessário este ano, uma vez que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão em excelentes condições de armazenamento de água, atingindo um dos melhores momentos dos últimos 10 anos.

Ele enfatizou que a decisão de aplicar o horário de verão dependerá de evidências que justifiquem a segurança no fornecimento de energia elétrica, algo que ainda não se manifestou.

HORÁRIO DE VERÃO VAI VOLTAR?

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os níveis de Energia Armazenada (EAR) nos reservatórios devem permanecer acima de 70% em setembro na maioria das regiões, sinalizando estabilidade no sistema.

Em setembro de 2018, por exemplo, no último ano do horário de verão, a EAR nos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste estava em 24,5%. Atualmente, esse percentual é de 73,1%.

Além disso, outro argumento para não reintroduzir o horário de verão no Brasil é o aumento na oferta de energia elétrica nos últimos anos, com a ampliação do uso de usinas eólicas e solares.

O professor de Planejamento Energético Marcos Freitas, da Coppe/UFRJ, destaca que o setor de energia não identifica a necessidade do horário de verão, não visualizando grandes benefícios com sua implementação.

Com informações da Agência Brasil – Foto: Pixabay

Compartilhar:

Posts relacionados