Categorias

Logo Site
Início » 2023, O ANO MAIS QUENTE EM 125 MIL ANOS

2023, O ANO MAIS QUENTE EM 125 MIL ANOS

by redacao

Segundo pesquisadores europeus do Observatório Copernicus2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos. No entanto, esse recorde pode ser superado já no próximo ano. Essas projeções foram feitas com base na paleoclimatologia, que é a área que estuda as variações climáticas ao longo da história da Terra. A onda de calor, associado a outros eventos climáticos extremos, está relacionada com o fenômeno El Niño e as contínuas emissões de gases de efeito estufa em atividades humanas.

O mês passado foi o outubro mais quente já registrado no planeta, pois alcançou 1,7°C a mais do que a média para o mês de outubro no período de 1850 a 1900, nível pré-industrial. Desde janeiro, a temperatura média do planeta é a mais quente já registrada para os primeiros 10 meses do ano, sendo 1,43°C acima da média.

“Isso me deixa nervosa com o que está por vir. Quando combinamos todos os dados, os registos globais da temperatura do ar, os registos globais da temperatura da superfície do mar, os registos globais do gelo marinho, todas estas indicações juntas mostram-nos realmente que o nosso clima está a mudar a um ritmo muito rápido e que temos de nos adaptar ao clima que enfrentamos agora. Podemos dizer com quase certeza que 2023 será o ano mais quente já registrado”, afirmou a vice-diretora do Serviço de Alterações Climáticas do Copernicus, Samantha Burgess.

 

Por: Diário de Pernambuco (foto: Ed Alves/CB/D.A Press)

Compartilhar:

Posts relacionados