A aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 foi autorizada nesta quarta-feira (8) para todas as pessoas que foram levadas para abrigos após as fortes chuvas que atingiram Pernambuco. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recomendou também a imunização desse público contra a gripe, hepatite B, sarampo e tétano.
Os temporais do fim de maio e começo de junho provocaram 129 mortes. Ao todo, 54 cidades pernambucanas foram atingidas e 37 delas decretaram situação de emergência. Mais de 128 mil pessoas ainda estão desabrigadas ou desalojadas, segundo o estado.
Pode receber a quarta dose contra a Covid quem tem a partir dos 18 anos, completou o esquema vacinal e já tomou 3ª dose há pelo menos quatro meses.
A recomendação é imunizar também todas as pessoas a partir dos seis meses de idade contra a gripe.
A SES-PE também pede que seja verificado se todas as pessoas desabrigadas, profissionais de saúde ou socorristas estão com a vacinação atualizada para hepatite B e tétano.
De acordo com a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo, o objetivo é prevenir a propagação da doença em ambientes coletivos.
“Lembrando que essas pessoas têm condições de exposição podem levar ao processo de adoecimento. Então, nesse momento, os municípios precisam realizar a vacinação desses abrigos, principalmente a vacina contra a Covid-19, influenza, hepatite B, sarampo e tétano”, afirmou.
Ana Catarina de Melo lembrou que foi encaminhada nota técnica aos municípios autorizando que usem as doses disponíveis, de acordo com a necessidade de cada cidade.
Para a aplicação da 4ª dose devem ser utilizados as vacinas da Pfizer, Astrazeneca/Fiocruz ou Janssen, conforme orientação do Ministério da Saúde. Na terça (6), Pernambuco ampliou a 4ª dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 50 anos e trabalhadores da saúde.
No Recife, as pessoas com mais de 18 anos que foram levadas para abrigos emergenciais montados por causa da tragédia das chuvas podem tomar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 desde terça (7). A liberação dessa etapa de imunização ocorreu na segunda (6).