Subiu para 24 o número de municípios de Pernambuco que decretaram situação de emergência por conta das fortes chuvas que atingiram o estado, segundo o balanço divulgado no final da manhã desta terça-feira (31) pela Secretaria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe).
Decretaram situação de emergência os municípios: Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Bom Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Glória do Goitá, Goiana, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Passira, Paudalho, Paulista, Recife, São José da Coroa Grande, São Lourenço da Mata, São Vicente Ferrer, Timbaúba e Vicência.
Nesta terça (31), chegou a 106 o número de mortes confirmadas em Pernambuco por causa das chuvas, que deixaram 6.198 pessoas desabrigadas no estado. Os óbitos foram confirmados entre a quarta-feira (25) e a tarde desta terça-feira (31).
O número de pessoas desaparecidas está em dez, das quais oito foram identificadas, segundo o Corpo de Bombeiros. Segundo a Codecipe, o alerta de risco de deslizamentos continua por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que é prevista a continuidade de chuvas rápidas ao longo desta terça (31), com volumes moderados tanto na Região Metropolitana do Recife como na Zona da Mata Norte.
Na Zona da Mata Sul, no Agreste e no Sertão, as chuvas ocorrem de forma isolada, com poucos acumulados. A previsão também vale para a quarta-feira (1º), segundo a Apac.