Categorias

Categorias

Início » Quarta dose da vacina contra a Covid-19 é liberada para pessoas a partir de 40 anos em Pernambuco

Quarta dose da vacina contra a Covid-19 é liberada para pessoas a partir de 40 anos em Pernambuco

by sertao noticias pe

A quarta dose da vacina contra a Covid-19 foi autorizada para pessoas a partir dos 40 anos em Pernambuco. O anúncio foi feito nesta segunda (20) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), após reunião com os municípios na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e aprovação do Comitê Técnico Estadual para Acompanhamento da Vacinação.

Segundo a SES-PE, quem completou quatro meses desde a aplicação da terceira dose, também chamada de primeira dose de reforço, já pode procurar os pontos de vacinação dos municípios.

O reforço pode ser administrado com os imunizantes da Astrazeneca, Janssen ou Pfizer. As grávidas e puérperas, mulheres que tiveram bebês recentemente, devem ser vacinadas com Pfizer ou, em caso de falta, com a Coronavac.

De acordo com a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, também será ajustado o esquema vacinal das pessoas que tomaram a vacina da Janssen. Ela pediu que essas pessoas procurem o serviço de vacinação.

“As pessoas entre 18 e 39 anos que receberam a vacina da Janssen e tomaram uma dose de reforço deverão realizar uma nova dose de reforço, porque hoje já se sabe que a efetividade da vacina diminui com o tempo. Em um momento que estamos com a circulação de outras variantes, em um cenário incerto pra Covid, precisamos ampliar essa vacinação e aumentar a titulação de anticorpos”, disse.

Influenza
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a Campanha Nacional de Imunização contra o Sarampo foram prorrogadas até 3 de julho pelo governo de Pernambuco.

Segundo a SES-PE, o estado ainda não alcançou a meta de 90% da população-alvo vacinada para gripe e 95% para sarampo.

“Estamos no período de circulação das infecções respiratórias, no período do inverno, e a cobertura contra a Influenza ainda está muito baixa. Precisamos nesse momento que os grupos prioritários procurem o serviço de vacinação o quanto antes pra que a gente consiga diminuir a transmissibilidade do vírus”, afirmou Ana Catarina.

Os grupos prioritários para a vacina da influenza são:

  • Idosos;
  • Trabalhadores de saúde;
  • Crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
  • Gestantes e puérperas;
  • Povos indígenas;
  • Professores;
  • Pessoas com comorbidades;
  • Funcionários do Sistema Privado de liberdade;
  • População privada de liberdade.
Compartilhar:

Posts relacionados