A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nesta quarta-feira, durante duas sessões plenárias na Casa, um conjunto de projetos de lei que concede reajustes para professores, profissionais da área de saúde, policiais civis e militares.
Um dos projetos aprovados, o PL 3141/2022 beneficia a maioria das categorias do estado com reajuste linear de 5% (inclui servidores ativos, empregados públicos, aposentados e pensionistas) e cria uma Parcela Remuneratória de Valorização do Servidor (Pares) que será concedida mensalmente.
Presidente da Alepe, o deputado estadual Eriberto Medeiros disse que as aprovações na Casa demonstram um reconhecimento pelo trabalho prestado pelos servidores ao estado.
O PL 3144/2022, por sua vez – aprovado em plenário na tarde desta terça-feira – reajustou o piso salarial dos professores da rede estadual em 35,13% e aumentou os vencimentos dos demais quadros da educação
Dando continuidade ao ritmo de projetos aprovados, o PL 3140/2022 aumenta em 10% a gratificação de risco em regime de plantão dos servidores da saúde, além disso concede uma gratificação de período laboral para essa categoria no valor de R$ 480,00.
O PL foi aprovado com emenda do Executivo estendendo os benefícios aos profissionais vinculados à Universidade de Pernambuco (UPE), ao Hemope, e aos hospitais dos servidores e da Polícia Militar. Para as categorias da Polícia Militar e Bombeiros os reajustes variaram de 16% a 20% de acordo com o cargo exercido.
Já os profissionais da Polícia Civil que inclui agentes, escrivães, auxiliares de peritos e legistas, dactiloscopistas e operadores de telecomunicações passarão a receber um subsídio inicial de R$ 4,7 mil. Esse projeto estabelece ainda novos salários-base para policiais penais, delegados, peritos criminais e médicos legistas.
Os projetos seguem agora para sansão do governador Paulo Câmara. Os novos valores passam a vigorar a partir de 1º de junho desse ano.