Categorias

Categorias

Início » Professoras da UAST lançam aplicativo para proteger as mulheres da violência no Sertão de Pernambuco

Professoras da UAST lançam aplicativo para proteger as mulheres da violência no Sertão de Pernambuco

O aplicativo 'Lamparina' tem o objetivo de dar suporte às mulheres moradoras do sertão do estado de Pernambuco, que sofrem algum tipo de violência.

by sertao noticias pe

As professoras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Lorena Moraes e Suzana Sampaio, lançaram o aplicativo ‘Lamparina’ que tem o objetivo de dar suporte às mulheres moradoras do sertão do estado de Pernambuco, que sofrem de alguma violência.

A solução tecnológica foi criada para tentar diminuir o isolamento socioespacial de mulheres rurais em situação de violência. A iniciativa conta com o financiamento da Facepe, por meio do Edital Inovação Inclusiva – Soluções Tecnológicas e Tecnologia Inclusiva e com parceria institucional da Casa da Mulher do Nordeste e da Fetape.

Lorena Moraes explicou que após o lançamento virtual pelas redes sociais do Grupo de Estudos em Gênero e Sexualidade da UFRPE-UAST, Grupo Dadá, será feito uma agenda presencial com as mulheres rurais de Serra Talhada e região para apresentar a proposta e as ferramentas que já estão disponíveis no app.

“O aplicativo vai disponibilizar três funcionalidades, uma delas já está funcionando. A primeira é uma coleta de dados do perfil das mulheres, se já sofreram violência, perguntas sobre violência e o mapeamento das cidades de onde são, há um serviço que disponibiliza os contatos da rede de proteção no município dela”, disse a docente.

“Terá o botão de pânico para se a mulher tiver em uma situação de violência imediata. E o botão aciona os contatos de confiança que ela vai cadastrar no app, e o outro serviço é o contato das mulheres profissionais de psicologia e advocacia. Estamos concluindo esses dois últimos passos, até o final de maio ou início de junho deve estar pronto, acrescentou.”

O lançamento oficial será nesta terça-feira (26) no anfiteatro Padre Afonso Carvalho, na UAST, a partir das 19h. Após o lançamento na Unidade Acadêmica de Serra Talhada, na quarta-feira (27) será lançado com as mulheres rurais na Fetape. No dia 30, o evento irá para Mirandiba, na comunidade do Feijão. Em maio o Projeto Lamparina irá para Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde.

Compartilhar:

Posts relacionados