A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou nesta segunda-feira (20) a primeira morte por consumo de bebida alcoólica contaminada com metanol no estado. A vítima é um homem de 55 anos, que deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Foz do Iguaçu no dia 14 de outubro com dor abdominal, após ter consumido bebida alcoólica no dia anterior.
Segundo a Sesa, o paciente tinha doenças crônicas e comorbidades e morreu ainda na unidade. Coletas laboratoriais posteriores confirmaram a presença de metanol em seu organismo, caracterizando o caso como o primeiro óbito por essa causa no Paraná.
A prefeitura de Foz do Iguaçu informou que a bebida ingerida pela vítima foi recolhida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na sexta-feira (17).
Outro caso está sendo investigado: um homem de 47 anos, também em Foz do Iguaçu, foi encontrado morto em casa, e as autoridades avaliam se há relação com a intoxicação por metanol.
Até o momento, o Paraná registrou 22 notificações relacionadas ao metanol:
-
5 casos confirmados (1 óbito)
-
14 descartados
-
2 suspeitos (Foz do Iguaçu e Curitiba)
-
Outros 2 pacientes seguem hospitalizados em Curitiba, sendo avaliados
O secretário de Saúde em exercício, César Neves, alerta que sintomas como embriaguez prolongada ou intensa entre 6 e 72 horas após consumo de bebida alcoólica devem levar a pessoa a procurar imediatamente um serviço de saúde.
Dicas das autoridades de saúde:
-
Evite bebidas de origem duvidosa ou com preço muito baixo
-
Verifique se o lacre está intacto e se há selo ou registro oficial do Mapa
-
Evite embalagens com rótulos borrados ou suspeitos