A ofensiva faz parte do programa Juntos pela Segurança e tem como foco principal regiões de divisa, onde o tráfico de drogas, armas e os crimes contra o patrimônio se concentram. A operação acontece em dois dias de diligências intensas, com 5.903 agentes de segurança pública atuando simultaneamente nos estados participantes.
Entre as ações, estão o cumprimento de 510 mandados judiciais, reforço no patrulhamento ostensivo e a apreensão de armas, drogas e materiais ilícitos.
Além de Pernambuco, participam da operação os estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. A mobilização envolve policiais militares, civis, bombeiros militares e equipes de inteligência, atuando de forma integrada para ampliar o impacto das ações nas áreas mais críticas, com base em análises de manchas criminais.
Entre os principais alvos da operação estão os crimes de homicídio, tráfico de drogas e armas, assaltos, roubos e furtos de veículos e cargas.
Nos últimos anos, Pernambuco já participou de diversas operações interligadas, como as três edições da Operação Vale do São Francisco Seguro (com a Bahia), a Divisa Integrada com a Paraíba e ações semelhantes com o Ceará e o Piauí.
A expectativa é que a integração regional se torne cada vez mais frequente, com o objetivo de fragilizar as redes criminosas interestaduais e aumentar a sensação de segurança nas regiões mais vulneráveis do Nordeste.
FONTE: Portal de Prefeitura