O Ministério da Saúde do Paquistão confirmou pelo menos um caso do vírus da mpox em um paciente que havia retornado de um país do Golfo, informou a pasta nesta sexta-feira (16).
Já na Europa, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) elevou nesta sexta-feira seu nível de risco para a mpox, um dia depois que autoridades de saúde confirmaram um caso de infecção com uma nova variante do vírus na Suécia, o primeiro fora da África (clado 1b).
A OMS declarou o recente surto da doença como uma emergência de saúde pública de importância internacional depois que a nova variante do vírus foi identificada.
Houve 27 mil casos e mais de 1.100 mortes, principalmente entre crianças, no Congo desde que o atual surto começou em janeiro de 2023.
A doença provoca sintomas semelhantes aos da gripe e lesões cheias de pus. Geralmente é leve, mas pode matar. Crianças, mulheres grávidas e pessoas com sistemas imunológicos enfraquecidos, como pessoas que vivem com HIV, têm maior risco de complicações.
Fonte/Reprodução: G1