Categorias

Categorias

Início » Ossada de bebê é encontrada durante escavações em achado arqueológico urbano em comunidade no Recife nesta segunda (18)

Ossada de bebê é encontrada durante escavações em achado arqueológico urbano em comunidade no Recife nesta segunda (18)

O bebê foi enterrado por cima de outro esqueleto, de um adulto, que foi sepultado antes.

by sertao noticias pe

A ossada de um bebê foi encontrada, nesta segunda-feira (18), durante escavações na comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. De acordo com a prefeitura da capital, esse achado arqueológico urbano é o maior do país. Segundo os pesquisadores que localizaram dezenas de esqueletos enterrados na área, a descoberta pode trazer revelações sobre quem foram os primeiros recifenses.

Localizado na quadra 25, o bebê foi enterrado por cima de outro esqueleto, de um adulto, que foi sepultado antes. Havia ainda resquício de um pedaço de metal que fazia parte do caixão, algo novo nas escavações realizadas no local. Pelo menos, 13 pregos de ferro que estavam nele foram localizados.

As descobertas chamam a atenção e atraem profissionais voluntários. A bioarqueóloga Cláudia Cunha, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), trabalha com a equipe da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), responsável pela pesquisa. Ela é especialista em ossos humanos.

Usando uma metodologia chamada antropologia do terreno, Cláudia levanta dados no próprio local e preenche a ficha antropológica, incluindo as medidas do esqueleto. Após medir a tíbia, um dos ossos que ficam abaixo dos joelhos, ela concluiu que era um bebê com idade entre quatro e seis meses.

Segundo a especialista, não foi possível identificar se a ossada encontrada era de um menino ou de uma menina. Cláudia contou que o crânio teria sido esmagado por pressão e ela acredita que a presença de animais e raízes de plantas interferiram na cova.

Somente quando o esqueleto do bebê for retirado, o que está previsto para ocorrer até a terça-feira (19), a análise passa a focar na ossada do adulto encontrado junto com ele. Enquanto isso, ao lado dele, outro adulto foi enterrado em uma direção totalmente diferente da do enterro do bebê.

Nessa área, a equipe da UFRPE encontrou dez esqueletos e os restos de outros cinco. Os pesquisadores esperam achar mais ossadas, pois as escavações realizadas até então não atingiram um metro de profundidade.

Compartilhar:

Posts relacionados