Na tarde desta quarta-feira (25), o médico otorrinolaringologista José Júnior e a médica pneumopediatra, Viedja Carvalho participaram do Programa Sertão Notícias da Rádio Cultura FM para falar sobre síndromes e doenças que estão preocupando os pais e às autoridades, recomendando aos municípios a suspensão das aulas nas creches e escolas para crianças de 0 a 5 anos.
A pneumopediatra informou que a ‘temporada’ do vírus é entre os meses de março a junho, tendo como pico em maio e junho, por causa da chegada do inverno. Dra. Viedja explicou que essas crianças estão adoecendo mais porque durante a o isolamento da pandemia da Covid-19 tiveram menos contato com esses vírus, o que prejudicou a imunidade.
Os médicos ainformaram que a boca e o nariz é a porta de entrada para vírus e doenças, por isso, recomendam o uso de máscaras em ambientes fechados e aglomerados, higienização das mãos e isolamento social.
A pneumopediatra também disse que há crianças que são mais propensas a contraírem essas doenças, que são àquelas que já apresentam outras enfermidades como a bronquite.
Eles ainda recomendaram observar as reações dos pequenos, vaciná-los contra gripe e sarampo, e para a população em geral completar o esquema vacinal para não haver a piora dos casos de Covid-19 ou outros vírus e doenças.