Levantamento divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o Instituto MDA, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2026.
Em um cenário contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, Lula teria 36,2% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro somaria 29,7%.
Quando o adversário é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a vantagem do petista cresce: Lula aparece com 35,8% e Tarcísio, com 17,1%. Já em disputa com Eduardo Bolsonaro (PL), deputado federal licenciado, o presidente atinge 37,1%, contra 14,6% do parlamentar.
A pesquisa também testou cenários de segundo turno. Lula venceria a maioria dos adversários, mas empataria tecnicamente com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT).
O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 6 de setembro, com 2.002 entrevistas presenciais em todas as regiões do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Com informações: Nill Jr