A adolescente de 14 anos, natural do Ibimirim, Sertão pernambucano, realizou um transplante de fígado por suspeita de hepatite grave de causa desconhecida. Após a cirurgia ela foi extubada, ou seja, houve a retirada da respiração mecânica. A direção do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE) explicou que ela apresenta quadro clínico estável e está consciente.
Os médicos informaram que o fígado, assim como os demais órgãos, já funcionam adequadamente e que a menina não tem infecção. A equipe médica explicou que a menina ainda está usando sonda gástrica, mas será retirada ainda nesta terça-feira (24) para iniciar a sua dieta alimentar. No momento não há previsão de alta da UTI.
Ontem, na segunda-feira (23), o hospital divulgou que a menina havia apresentado uma evolução favorável em seu quadro clínico no último fim de semana. De acordo com os médicos do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC/UPE), onde a adolescente foi transplantada na última sexta-feira (20), a garota encontra-se internada na Unidade de Terapia Intensiva do local.