O Projeto Entre-Ruas: territórios criativos em fluxos periféricos, do Sesc Pernambuco, traz nesta edição um olhar especial para as infâncias no contexto urbano, com oficinas, espetáculos, exposições e um festival gratuito ao ar livre.
Oficinas e atividades nas escolas
Até 24 de outubro, estudantes de creches e escolas do bairro de Santo Amaro participam de atividades como:
-
“Cartografias Brincantes” na Creche Ana Rosa Falcão de Carvalho, com as artistas Milla Serejo e Melissa Baraúna, que usam arte e brincadeiras para explorar conceitos de território e direito à cidade.
-
Oficina de Breaking na Creche Professor Francisco do Amaral Lopes, comandada pelo arte-educador Okado, que ensina fundamentos da dança de rua e da cultura hip hop.
-
“Criança e o Meio Urbano” na Escola Sesc Santo Amaro, com Bela Neves e Jennyfer Paz, conectando crianças de 6 a 8 anos à cidade de forma lúdica.
Colóquio Confluências Urbanas
A segunda edição do colóquio acontece no dia 19 de novembro, no Teatro Marco Camarotti (Sesc Santo Amaro), com debates sobre infância, juventude, arte, acessibilidade e meio ambiente, reunindo especialistas e coletivos locais.
Festival “Uma Tarde no Parque”
No dia 25 de outubro, das 14h às 21h, o Parque da Macaxeira recebe o festival com:
-
Brinquedos infláveis, banho de mangueira e festival de bolhas gigantes
-
Ações circenses e feirinha gastronômica
-
Oficina de grafite com a artista Mila Barros
-
Shows musicais: Grupo de Choro Sesc Santo Amaro (16h), Coco Mixidinho do Xambá (17h) e Pochyua Andrade (18h30)
-
Mostra de Cinema de Animação e exposição dos resultados da oficina “Criança e o Meio Urbano”
Arte e cultura no Sesc Casa Amarela
No dia 26 de outubro, o Teatro Capiba recebe o espetáculo infantil “A Ver Estrelas” às 16h. A peça conta a história de Jonas, um menino solitário que descobre o poder da imaginação para transformar sua realidade. As entradas são gratuitas e limitadas.
Também segue até 26 de fevereiro a exposição Casa Coletiva, reunindo 11 artistas visuais que participaram das edições 2023 e 2024 do Entre-Ruas, com obras que exploram memórias e experiências das infâncias. A entrada é gratuita, de segunda a sexta, das 9h às 17h.
O projeto transforma ainda o Sesc Casa Amarela com intervenções artísticas de Galo de Souza e Teo Armando grafitando os muros externos da unidade.


