O Tribunal Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) iniciará o processo de preparação das urnas eletrônicas para o 1º turno das eleições municipais na próxima segunda-feira (23). O procedimento seguirá até o dia 1º de outubro.
A preparação consiste em inserir os dados do eleitorado e das candidaturas no equipamento, já que o mesmo não possui conexão com a internet.
No Recife, os procedimentos acontecerão no Centro Administrativo Eleitoral, em San Martin. O começo dos trabalhos será acompanhado pelo presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva.
Preparação das urnas eletrônicas
A preparação das urnas eletrônicas acontecerá em todo o Brasil, segundo calendário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O procedimento consiste em diversas etapas, e a primeira é carregar os equipamentos com os dados dos eleitores de cada seção e informações sobre os candidatos.
Após isso, cada urna será testada para verificar se está funcionando corretamente: teclado, visor, impressora, leitor biométrico e dispositivos sonoros. Feito isso, os equipamentos são lacrados e o equipamento é guardado com sua devida identificação: município, número da Zona Eleitoral, local de votação e seção eleitoral.
Os lacres são assinados pelo juiz ou juíza eleitoral, eventuais representantes de entidades fiscalizadoras e pelo Ministério Público. Após lacradas, as urnas só voltarão à atividade no dia e horário programados para o começo da votação; este ano, no dia 6 de outubro.
Imagem: iStock
Por JC PE