A deputada estadual Dani Portela (PSOL-PE) foi denunciada ao Ministério Público de Contas (MPC) sob a suspeita de ter contratado uma empresa fantasma para prestar serviços ao seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). A denúncia, recebida pelo MPC na última domingo (10), levou à instauração de uma “Notícia de Fato” para investigação.
Segundo o documento, a empresa Coutinho Assessoria Ltda., registrada em nome de Wildson Pinto Coutinho — tio do marido da deputada, Jesualdo de Albuquerque Campos Júnior — teria sido criada em julho de 2023 com a finalidade exclusiva de prestar serviços ao gabinete da parlamentar. A denúncia também aponta que as funções de Wildson no gabinete não estariam relacionadas aos serviços contratados, que envolvem automatização de dados. Desde então, a empresa teria recebido cerca de R$ 457,2 mil, atuando em um endereço de coworking na Boa Vista.
Em nota à imprensa, Dani Portela afirmou que recebeu a acusação “com indignação, mas sem surpresa”. A deputada destacou que todos os contratos do seu gabinete são legais, revisados pela procuradoria da Alepe e submetidos a auditorias anuais, sem irregularidades detectadas.
“A empresa em questão presta serviços de automatização dos dados do meu gabinete, serviço imprescindível e com remuneração compatível ao mercado, realizado presencialmente na estrutura da Alepe. Nosso gabinete tem zelo pela coisa pública e sou uma das parlamentares que mais devolveu valores da verba indenizatória, cerca de R$ 200 mil em três anos de mandato”, declarou.
Dani Portela também afirmou que a denúncia funciona como uma “cortina de fumaça” para desviar a atenção das supostas irregularidades que ela vem denunciando e que motivaram o pedido de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar um contrato bilionário do governo estadual com empresas de publicidade.
“Essa cortina de fumaça direcionada a mim é uma tentativa desesperada de intimidar uma parlamentar eleita e desviar o foco da real questão: os fatos que serão apurados pela CPI. Não nos intimidaremos e não retrocederemos”, concluiu a deputada.
Fonte: CBN Recife