Com o aumento da pobreza e desemprego em Pernambuco, somado aos prejuízos causados pelas fortes chuvas no Grande Recife, uma parcela da população se volta aos benefícios sociais, a exemplo do Auxílio Brasil e dos voltados para os atingidos pelos temporais. As informações são do G1 Pernambuco.
Com isso, várias pessoas foram à Central de Atendimento do Cadastro Único, na Rua do Imperador Pedro II, no centro do Recife, tentar regularizar cadastros e obter informações nesta terça-feira (5).
A fila de pessoas que precisaram enfrentar a insegurança da madrugada, o frio e o desconforto para tentar os atendimentos era enorme na manhã desta terça (5). Algumas pessoas que chegaram às 5h, por exemplo, se encontravam no final da fila que chegava a dar uma volta no quarteirão.
Para tentar minimizar situações como essas, a prefeitura do Recife estendeu os atendimentos da central também aos sábados. Segundo o executivo municipal, em um dia, são realizados a média de 300 atendimentos na Central do CadÚnico, sem a necessidade de agendamentos.
O Cadastro Único para Programas Sociais é uma das principais maneiras de se ter acesso para diversos benefícios sociais. Muitas pessoas foram à central preocupadas com a regularização dos cadastros junto ao governo federal porque ele é um dos requisitos para obtenção
Além da regularização do Cadastro Único, para estarem aptas a receber o auxílio municipal e estadual, as famílias devem estar nas áreas registradas pela Defesa Civil e Assistência Social ou habitarem comunidades de interesse social de áreas alagadas.
Segundo a prefeitura do Recife o funcionamento da Central do Cadastro Único funciona de segunda a sexta, das 7h às 17h e neste mês de julho das 8h às 15h aos sábados.
Outra opção para quem precisa regularizar os cadastros pra receber benefícios sociais é tentar um atendimento agendado em 14 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Recife, de segunda a sexta, das 8h às 16h.
As pessoas com dúvidas sobre o Auxílio Municipal e Estadual (AME), apoio financeiro destinado às famílias afetadas pelas chuvas que atingiram o município, podem entrar em contato com a prefeitura através do telefone 0800.2810313, de segunda a sexta, das 8h às 17h.
Outra opção para tirar dúvidas antes de deslocamentos é o WhatsApp oficial da prefeitura, através do (81) 9 9117.1407.

Foto: TV Globo.