Fortes chuvas atingiram o município de Buíque, no Agreste de Pernambuco, na tarde da terça-feira (5), provocando alagamentos em ruas e avenidas e danos a veículos. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac), a cidade registrou o maior acumulado de chuvas do estado nas últimas 24 horas, com 53,3 milímetros. Em vídeos enviados por moradores ao g1 Caruaru, é possível ver carros submersos parcialmente e calçadas cobertas pela água, gerando cenas inusitadas e até comparações com a paisagem de uma praia.
De acordo com a Defesa Civil do município, o pico da chuva ocorreu entre 15h45 e 16h30, quando houve um aumento repentino de cerca de 25 mm em menos de uma hora. Antes desse período, o acumulado era praticamente nulo. Apesar do volume expressivo, a prefeitura informou que não houve registro de danos estruturais em imóveis. No entanto, diversos veículos precisaram de higienização e revisão elétrica após serem atingidos pela água.
Além de Buíque, outras cidades do Agreste e da Mata Sul também enfrentaram precipitações intensas, como Bonito (42,6 mm), Cortês (39,6 mm), Belém de Maria (26,8 mm) e Barreiros (26,8 mm). A previsão da Apac indica que o tempo chuvoso deve continuar nos próximos dias.
Fonte: CBN Recife