Categorias

Categorias

Início » Pernambuco tem o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos confirmado

Pernambuco tem o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos confirmado

by sertao noticias pe

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Pernambuco confirmou a notificação do primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (monkeypox). Ainda segundo a autoridade estadual de saúde, trata-se de jovem de 25 anos, morador de Guarulhos, em São Paulo.  O paciente teve contato com europeus em uma comemoração no estado onde reside, e chegou a Pernambuco no dia 23 de junho para visitar familiares em Paulista, no Grande Recife.

No dia 30 de junho, o jovem começou a apresentar quadro de febre, adenomegalia (aumento dos linfonodos do pescoço), erupção cutânea e linfogranuloma venéreo (linfonodos inchados na região genital e virilha). Com os sintomas de varíola dos macacos, o jovem procurou a Clínica do Homem do Recife, na Soledade, Centro do Recife.

O paciente tem quadro de saúde considerado estável e foi colocado em isolamento domiciliar. Até o momento, nenhum familiar dele apresentou sintomas de varíola dos macacos.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco notificou o Ministério da Saúde (MS) e monitora o caso junto à Secretaria Municipal de Saúde de Paulista, que está realizando o acompanhamento do paciente com suspeita de varíola dos macacos, coleta de exames complementares e a vigilância dos contatos próximos.

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde explicou:

“No serviço, foi realizado teste de triagem para detecção de sífilis, que apresentou resultado negativo, além da coleta de swab nasofaríngeo e esfregaço da lesão para análise e determinação de diagnóstico. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da monkeypox (varíola dos macacos). O Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE) também realizará investigação para detecção de outras doenças (arboviroses, exantemáticas, enterovirus, vírus respiratórios clamídia e gonococo, por exemplo)”.

Compartilhar:

Posts relacionados