O político serra-talhadense Inocêncio Oliveira ganhou um livro biográfico escrito pelo jornalista José Adalberto Ribeiro, que foi lançado nesta segunda-feira (23) na ALEPE (Assembleia Legislativa de Pernambuco). O deputado estadual com ‘raízes’ em Serra Talhada, Rogério Leão, foi o responsável por propor a homenagem.
Com 248 páginas, o livro Inocêncio Oliveira – Do Pajeú ao Planalto, aborda em texto e imagens sua trajetória, partindo de sua infância em Serra Talhada até os dias atuais, aos 83 anos de idade.
Na obra também mostra a sua atuação como médico, a entrada na política partidária e a decisão de abandonar a vida pública aos 76 anos, depois de quatro décadas de militância.
O livro foi resultado de uma pesquisa de quase um ano feita pelo autor por meio de entrevistas com o biografado, com figuras do mundo político, além de pesquisas nos acervos de jornais e do Congresso Nacional.
INOCÊNCIO OLIVEIRA
Inocêncio Oliveira foi eleito deputado federal por dez mandatos consecutivos, influente político do campo da direita, que ocupou posições estratégicas, como as presidências da Câmara dos Deputados e da República Interino no período do governo de Itamar Franco.
O evento de lançamento na Assembleia Legislativa reuniu familiares e políticos de diversas legendas e teve a mesa composta pelo autor, José Adalbertovsky Ribeiro, pela a filha de Inocêncio Oliveira, Shirley Oliveira; pelo deputado estadual Rogério Leão; pelo deputado federal, Sebastião Oliveira; pelo ex-deputado, José Marcos de Lima, pelo presidente da Cepe, Ricardo Leitão; pela prefeita de Santa Cruz da Venerada, Eliane Soares e pelo prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre.