Categorias

Categorias

Início » Conflito entre EUA e Venezuela pode gerar guerra civil, alerta professora de Relações Internacionais

Conflito entre EUA e Venezuela pode gerar guerra civil, alerta professora de Relações Internacionais

by sertao noticias pe

O aumento da tensão militar entre Estados Unidos e Venezuela pode desencadear uma guerra civil venezuelana, com impactos diretos em toda a América Latina, especialmente no Brasil. A avaliação é da professora Flavia Loss, especialista em Relações Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia, em entrevista ao CNN Arena.

Nos últimos dias, os Estados Unidos têm intensificado sua presença militar no Caribe, oficialmente para combater o narcotráfico. Segundo Loss, no entanto, a movimentação parece visar uma mudança de regime na Venezuela. “Não se refere só ao tráfico de drogas, porque, se fosse isso, a maior parte das drogas entra nos EUA pela fronteira com o México e não via marítima”, explicou a especialista.

Risco de conflito interno

A professora alerta que, em caso de queda de Nicolás Maduro, a oposição venezuelana, que não é coesa, pode entrar em conflito interno. “Podemos ver uma briga entre os seguidores de Maduro, que são muitos e armados, além de disputas entre os próprios opositores”, afirmou.

A situação é agravada pela militarização da população civil e pela falta de unidade entre os líderes opositores, incluindo María Corina Machado, principal representante da oposição.

Impacto para o Brasil

Para o Brasil, a queda de Maduro e uma possível guerra civil significariam maior fluxo de refugiados e narcotráfico pelas fronteiras porosas, aumentando a pressão sobre serviços públicos como o SUS.

Quanto a um possível envolvimento global, Loss considera improvável a participação direta de potências como Rússia e China, apesar das relações diplomáticas e comerciais com a Venezuela. Segundo ela, ambos têm prioridades geopolíticas em outras regiões, como a Ucrânia e Taiwan.

Compartilhar:

Posts relacionados