A Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) lançou o Painel da Equidade Socioeconômica e Racial, uma nova ferramenta digital que promete fortalecer a gestão educacional e ajudar as redes municipais a reduzir desigualdades no ensino.
O sistema utiliza informações do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) para detalhar o desempenho de cada escola, com foco em dois grupos prioritários: estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI) e alunos de nível socioeconômico mais baixo (NSE).
A análise é feita com base no percentual de estudantes que atingem o nível adequado de proficiência, considerando os níveis básico e desejável definidos pelo Saepe.
De acordo com Eduardo Andrade, gerente-geral de Etapas e Modalidades da Secretaria-Executiva de Desenvolvimento da Educação, o painel terá impacto direto na distribuição de recursos.
“Essa ferramenta se torna essencial porque, só nos próximos dois anos, cerca de R$ 500 milhões serão distribuídos nas redes municipais com base nos resultados do Saeb e, principalmente, na redução das desigualdades. Ou seja, quem melhora a aprendizagem e promove a equidade recebe mais recursos do Fundeb, garantindo mais investimentos, valorização e oportunidades para todos”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso do governo em utilizar tecnologia e dados como aliados na busca por uma educação pública mais justa e de qualidade em Pernambuco.
Foto: Ed Machado/Seplag