Categorias

Categorias

Início » Após 12 anos, Pernambuco registra um dia sem homicídios

Após 12 anos, Pernambuco registra um dia sem homicídios

Em 24 horas, não houve Mortes Violentas Intencionais em nenhuma região do estado. Quinze cidades seguem sem assassinatos em 2025.

by sertao noticias pe

Pela primeira vez em 12 anos, Pernambuco teve um dia sem nenhum homicídio registrado. O marco histórico ocorreu nesta quarta-feira (15), quando, no período de 24 horas, nenhuma Morte Violenta Intencional (MVI) foi contabilizada em todos os 184 municípios do estado.

Além disso, 15 cidades pernambucanas permanecem sem registrar assassinatos desde o início de 2025. São elas: Afrânio, Calumbi, Carnaubeira da Penha, Fernando de Noronha, Granito, Ingazeira, Itacuruba, Lagoa do Ouro, Manari, Quixaba, Salgadinho, Santa Filomena, Serrita, Terra Nova e Verdejante.

Ações e resultados

De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o resultado é fruto de uma combinação de fatores, incluindo “o comprometimento dos policiais civis, militares, científicos e dos bombeiros militares pernambucanos”, além da integração entre as forças de segurança.

O Governo de Pernambuco também atribui o chamado “Dia Zero” ao reforço do policiamento ostensivo e preventivo, impulsionado pela incorporação de 2.299 novos policiais e 280 bombeiros, bem como investimentos em equipamentos e infraestrutura das corporações.

“Apesar dos muitos desafios, os resultados positivos demonstram que estamos no caminho certo, seguindo firmes e fortes para avançarmos cada vez mais no enfrentamento à violência, sobretudo para preservar vidas”, afirmou o secretário.

O Estado reservou R$ 2,3 bilhões até 2026 para fortalecer a segurança pública, com foco em infraestrutura, tecnologia, inteligência e valorização do efetivo. Em setembro, Pernambuco já havia alcançado 17 meses consecutivos de redução nos casos de homicídio.

Programa Juntos pela Segurança

As ações fazem parte do Programa Juntos pela Segurança, política pública estadual estruturada em seis eixos estratégicos:

  • Prevenção à violência;

  • Cidades seguras e articulação com os municípios;

  • Polícia e defesa social;

  • Articulação com o sistema de justiça;

  • Administração prisional;

  • Ressocialização.

A iniciativa aposta na integração entre diferentes órgãos estaduais, além da cooperação com a União, os municípios e a sociedade civil, aliando ações preventivas e repressivas.

A execução envolve diversas secretarias — entre elas, Defesa Social; Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas; Saúde; Mulher; Educação; Justiça e Direitos Humanos; Planejamento; Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo; e Desenvolvimento Econômico.

Imagem: Assessoria da SDS/Divulgação

Compartilhar:

Posts relacionados