Categorias

Categorias

Início » MPPE acompanha seleção pública da UPAE de Salgueiro após denúncia de desligamentos irregulares

MPPE acompanha seleção pública da UPAE de Salgueiro após denúncia de desligamentos irregulares

Promotoria cobra explicações da Prefeitura sobre substituição de profissionais aprovados em processo seletivo de 2024.

by sertao noticias pe

A 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro instaurou um Procedimento Administrativo para acompanhar a seleção pública de profissionais da UPAE Governador Eduardo Campos, no município do Sertão Central. A portaria foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) nesta terça-feira (16).

A medida tem como base uma denúncia encaminhada à Ouvidoria do MPPE, segundo a qual profissionais aprovados na seleção de 2024 teriam sido desligados em janeiro deste ano, mesmo com contratos ainda em vigor. De acordo com a denúncia, os substitutos foram contratados posteriormente, em fevereiro de 2025.

O edital da seleção de 2024 previa contratos de até 12 meses, prorrogáveis por igual período, podendo ser rescindidos apenas em caso de inexistência de interesse público. No entanto, o Ministério Público destacou que o serviço na UPAE segue sendo prestado e que novos profissionais foram admitidos no lugar dos desligados.

Com o procedimento, a Prefeitura de Salgueiro deve apresentar, em até 15 dias, informações detalhadas sobre eventual realização de nova seleção pública em 2025 e dados atualizados sobre todos os servidores que atuam ou atuaram na unidade neste ano — incluindo cargos, vínculos, datas de admissão e encerramento dos contratos.

Segundo a promotora de Justiça Nara Thamyres Brito Guimarães Alencar, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Salgueiro, o objetivo é garantir o cumprimento dos princípios constitucionais da administração pública e a observância das regras de contratação temporária.

Com informações: Nill Jr.

Compartilhar:

Posts relacionados